segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Key West, um sonho de biplano e Museu Dali

Key West é um dos lugares mais simpáticos, charmosos, leves, que tive o prazer de estar. Pequena, acolhedora, com um patrimônio histórico singelo, mas de rara força. Mesmo onde é mais turística Key West é agradável, cheia de gente cordial, completo e divino zoológico humano, em grau, gênero e número. Pela posição geográfica e geografia tem nascer e por do sol no mar, espetáculos sempre acompanhados quase religiosa e misticamente por turistas e locais, sempre encerrado com aplausos e preces por mais dias maravilhosos cheios de vida e alegria, o que normalmente acontece.
O mar é quente, limpo, um sonho para quem gosta de nadar. Melhor ainda para quem nunca havia visto um albatroz flutuando tranquilamente tão de perto. O bicho é grande, muito grande, muito maior do que podia imaginar. E infelizmente arisco. Cheguei com toda suavidade a uns 10 metros e ele, muito desconfiado abriu as imensas asas e decolou desengonçado. Um outro passou por cima de mim majestoso e também se foi. Tivesse cagado teria sido bombardeio da Segunda Guerra Mundial, ou coisa parecida.
Pudesse eu voltaria todo ano para carregar a alma em Key West. Me sinto em minhas férias de infância.
Estranho, mas o local parece um paraíso da Huffy, uma marca de bicicleta básica americana que é muito charmosa.

Próximo dali, um pouco antes, na cabeceira norte da Seven Mile Bridge, ponte que já foi cenário de vários filmes, fica Key Marathon e seu pequeno aeroporto, com seu pequeno biplano vermelho com asas amarelas Waco da Overseas Aero Tours - Florida. Soube dele faz muito, mais de duas décadas. Monica Barros chegou contando deliciada sobre a experiência do voo. Desde aquele momento quis ter um encontro com a juventude de meu avô Arturo Raul que voava pilotando seu biplano sobre os campos de La Prata, Argentina. Voltando para Miami vi a placa, entrei no aeroporto, parei próximo ao pequeno e impecável Waco vermelho e amarelo. Sem mais perguntei ao jovem que limpava carinhosamente o aviãozinho quando poderia voar, e recebi um imediato "já". É uma experiência única, uma volta a um tempo de homens destemidos, aventureiros, muitos heróis. Imperdível. É incrivelmente rápida a decolagem, uma pequena acelerada e uns metros a frente suavemente estamos no ar, vento na cara de sua hélice de madeira, o barulho forte do motor. E a paisagem maravilhosa do mar translúcido que vai muito lentamente passando logo ali, um pouco abaixo, com um mar transparente, tartarugas, arraias e tubarões, os maiores e mais visíveis até para quem não vê direito. Escolhi o voo mais longo, mesmo assim me pareceu tão curto. Uma rápida passagem sobre a pequena cidade, uma curva para a esquerda, motor cortado e uma aterrizagem suave e curtíssima, quase como a de um helicóptero. 
Poucas vezes na vida fiquei tão angustiado quanto com a passagem do furacão Irma que pegou em cheio os Keys. O olho do furacão passou praticamente sobre a Seven Mile Bridge, ou seja, quase no aeroporto de Key Marathon. Os estragos nos Keys é imenso. As primeiras fotos de Key West são bem ruins. Esperança é a última que morre e ainda tenho alguma esperança que o patrimônio histórico da cidade tenha sido pouco menos afetado do que tudo indica. Key West que vi é parte de minha vida e não gostaria de ver desintegrada mais uma imagem, como tenho de Guarujá e tantas outras praias daqui.
Mandei uma mensagem no Facebook para o jovem piloto perguntando sobre a família e o aviãozinho. Todos bem. 
Este é o primeiro filme que mostra bem como está Key West, menos assustador do que imaginava, mas mais maltratada do que minha alma infantil desejaria. Incrível, vê-se no filme que as Huffys sobreviveram, submersas, mas inteiras.

Espero que o Furacão Maria, recém nascido e que já ganhou força 5, não passe por lá.

Outra preocupação é com o Museu Salvador Dali em St. Petersburg, http://thedali.org/, uma coleção sem igual deste gênio. Pelo que li e ouvi a construção moderna foi feita para aguentar qualquer coisa. Espero que também o furacão Irma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário