segunda-feira, 6 de março de 2017

Educação física e medicina esportiva a brasileira

Não sou médico. Isto posto falo como alguém com larga experiência em traumatismos musculares, alguns traumatismos ósseos, e inúmeros ferimentos. Pegando tudo que me acontece bate com um quadro de diabete, infantil, que diziam eu era, mas hoje dizem não sou mais. Coisas de medicina ocidental que ainda evolui e de vez em quando muda de posições.
Contei até a décima oitava imobilização por traumatismo e depois cansei. Foram mais outras tantas. A pior delas estourei os cruzados do joelho esquerdo e tive a imensa sorte de ter caído num dos especialistas de joelhos da equipe que estava tratando o Zé Sérgio, ex ponta genial do São Paulo e Seleção que teve exatamente a mesma lesão que tive. O médico, um nissei, me disse que como eu não era profissional ia tratar com uma técnica nova que dispensava operar o joelho, deu certo e foi uma benção. Primeiro aprendizado: mesmo em casos graves nem sempre é necessário ir para a faca. Hoje se sabe que tem muito busines nesta história de "opera!" tão recomendada por médicos. Infelizmente o Brasil é um dos campeões mundiais em operações desnecessárias. 

Um dia caiu a ficha que havia jogado fora muito tempo de minha vida engessado ou imobilizado e ai decidi estudar um pouco sobre o corpo e meus erros. Tive uma sorte imensa de ter feito um pouco de jazz na Ruth Rachou, escola de dança tradicional e com um trabalho seríssimo. Lá vi o trabalho de Klaus Vianna, um gênio completamente desconhecido dos brasileiros. Lá realmente comecei a entender o corpo e a usá-lo de maneira mais sábia. Mudança da água para o vinho. O que aprendemos no colégio, tanto nas aulas de biologia quanto nas de educação física, é praticamente zero. Educação física aqui no Brasil é literalmente uma vergonha, em vários sentidos. Não se ensina sequer o que é limite. Mais, infelizmente a formação, conhecimentos e práticas de boa parte dos ditos personal trainers e outros auto denominados treinadores é muito precária, para dizer o mínimo, principalmente quando estes trabalham pessoas normais, aquelas que só querem bem estar. Vende-se milagres, criam-se bitolados, maníacos, muitos abandonam e voltam a vida boa do sofá, quando não se arrebentam no meio do caminho. Medicina esportiva? Para quem? Em que condições? A vida é bem mais que isto. Nada como conhecer o corpo e estar pleno e livre para viver.

E um dia conheci a medicina oriental através da massoterapia e acupuntura que tem 4.300 anos de história, alguns quatro séculos a mais que a medicina ocidental. A partir dai todos meus tratamentos começaram a ser muito mais eficientes. Tratamentos que duravam um, dois meses, recheados de remédios, passaram a ser mais curtos, eficientes e sem qualquer medicação. Obrigado Alberto Minami. 
O primeiro choque com a cultura oriental foi descobrir que o corpo é uno, que uma lesão no pé vai gerar efeitos colaterais no resto do corpo, portanto trabalha o pé, a perna, a coluna o pescoço... Medicina ocidental trata o problema localizado, pode até dar uma olhada no periférico, mas raramente no todo. 
Um dos pontos cruciais desta mudança foi aprender o que é dor e suas variantes, muitas variantes, cada uma com um significado específico. Medicina ocidental mascara a dor, um mágico e a meu ver enganoso caminho para o sucesso, para cura e principalmente para o sucesso financeiro da medicina ocidental. Quando a imensa maioria não conhece nenhum outro caminho a venda de um produto é líquida e certa. Parecidíssimo com religião. É óbvio que medicina ocidental evoluiu muito, que hoje tem resultados inegáveis, mas é distorcida, limitada, ótimo negócio, vide uma farmácia a cada esquina.
A medicina praticada no Brasil é uma medicina com um olho (míope, diria eu) no paciente e outro de olhos bem atentos na justiça, na possibilidade de um processo judicial. Mil exames certificatórios e pouca relação humana. Funciona? Funciona, mas a qual custo?

Numa das vezes que acabei no hospital o médico que me atendia perguntou se eu também era médico. Coisa rara aparecer alguém com conhecimento do próprio corpo. 
(Agradeço a Luis Carlos Bettarello, médico homeopata, que conversa muito e explica detalhadamente com calma as coisas. Clínico geral que responde "Não sei" quando não sabe ou tem dúvida, e quando tem resposta liga e responde.)

Não acredite em fórmulas mágicas nem em certezas. Duvide. Duvide com sabedoria, sem medos. E passe seu conhecimento para outros, não como uma verdade monolítica, mas como um ponto de apoio para novos conhecimentos


Nenhum comentário:

Postar um comentário