quarta-feira, 6 de julho de 2016

Brasil nunca antes tão violento

Está acontecendo uma febre de roubos de bicicletas e assaltos a ciclistas, muitos deles violentos. Ontem me telefonou meu advogado perguntando o que fazer para não ser assaltado nos seus passeios de fim de semana. E ontem também assaltaram um conhecido, Tuca, do Pedal da Vila Madalena. Foi parado na rua Madalena, Vila Madelena, por dois assaltantes num Jeep Renegade que além de levar a bicicleta, uma Trek Xcalibur 8 / 29 verde limão, ameaçaram atirar e bateram nele.
A resposta para Dr. Lívio, meu advogado, é pedalar longe de onde tem muito ciclista circulando. A cidade de São Paulo é muito mais tranquila fora da boiada das ciclovias, ciclofaixas e afins. Como dizia um amigo investigador, já falecido, "ladrão vai onde a mercadoria é fácil de encontrar e pegar". Ou se foi (provavelmente) pau mandando, como no caso do Tuca que voltava para casa depois de ter levado o passeio noturno do Pedal da Vila. Encomenda? Ou os assaltantes já conheciam o Pedal da Vila? Se foi oportunismo foi puro golpe de sorte dos ladrões e infelicidade do Tuca. Encomenda, pau mandado, pago aposta ai
 Assim como pago aposta que o roubo de duas bicicletas num edifício de escritório na av. Cidade Jardim também foi encomenda. Ora ironias! O segurança que fica ao lado das bicicletas vai ao banheiro e neste exato momento um casal de adolescentes aparentando "riquinhos de colégio" chegam, vão direto às duas bicicletas, uma elétrica e a outra uma dirt jump Lapierre Rapt 1.2 de primeira linha, cortam os cadeados (tipo barbante) e saem tranquilos. Bernardo ficou sem a dirt, que havia comprado de Kdera, que havia comprado de Caio Salerno, portanto uma bicicleta única. 
Em todas as partes do mundo, das cidades mais ricas às cidades mais pobres, o aumento do uso da bicicleta vem normalmente seguido do aumento de roubo, normalmente de oportunidade. Basta lembrar que NY obrigou os fabricantes a mudar o conceito de tranca de bicicleta. A diferença, maluca, que temos é assalto a mão armada e uma violência desmedida por parte dos bandidos.
Mas não se preocupem, tem coisa bem pior, como os assaltos a companhias de transporte de valores. Ontem mesmo assaltaram uma em Ribeirão Preto com direito a mais de 1 hora de tiroteio pesado, mais de 600 cápsulas deflagradas, a maioria de armas de uso militar.

É relativamente fácil responsabilizar o Brasil do nunca antes por esta barbárie que estamos vivendo. "Precisamos conversar com o Estado Islâmico" - Dilma Roussef... Por outro lado recomendo que os coxinhas de todas as tendências políticas, incluindo a esquerda caviar radical e libelus da vida, que não comprem piratas ou produtos sem comprovação de origem, mesmo que seja por razões ideológicas ou revolucionárias. Ajudaria muito a diminuir esta insanidade. 
E fica a dica para a leitura deste link: http://escoladebicicleta.com.br/estacionamento.html

Um comentário:

  1. Adorei o texto, aumento significativo de assaltos, roubos, acidentes, atropelamentos, mortes no trânsito... acredito que a combinação: desemprego, violência, crise, entre outros está fomentando os resultados negativos na sociedade quanto aos números da violência no Brasil em todos os segmentos da sociedade... cicloabraços Joãozinho

    ResponderExcluir