segunda-feira, 25 de julho de 2016

Bicicleta - santo remédio

Muito se fala sobre os benefícios da bicicleta, mas para mim a bicicleta é um santo remédio. Sair de casa, perder-se pelas ruas da cidade, longe deste computador, do celular, das notícias... Sair sem destino certo, rodar e ou procurar, ou não, um lugar com vista bonita ou com uma mesinha na rua para ver o zoológico passar. "Bela gazela!"
É necessário tomar alguns cuidados. Depois que o saco cheio ficou para trás, o vento na cara e de braços abertos dar sensação de estar voando, a alma é lavada e a distração toma conta. Numa destas, numa tarde ensolarada de outono bem parecida com as tardes que estamos tendo agora, parei numa esquina ao lado da janela de um carro. Cruzou a rua uma linda menina (eu ainda era jovem então) e nós, motorista e eu, comentamos a beleza da paisagem. O sinal abriu, os dois, carro e eu, ciclista, nos movimentamos e tivemos a brilhante ideia de olhar uma última vez para a bela menina, e colidimos no meio do cruzamento. Estendido no asfalto não conseguia parar de rir com a idiotice. Motorista consternado desceu do carro, entrou no espírito da idiotice e os dois acabaram parando o trânsito às gargalhadas. A menina? Sei lá!
A Praça Por do Sol, com sua impar vista, evito um pouco porque a maconha é tanta que tenho medo de surtar de vez e ser retirado em camisa de força. Como minha loucura anda tanta, ou tantã, como queiram, não preciso destes e quaisquer outros artefatos. Interessante é que o zoológico é praticamente o mesmo dos meus tempos de juventude, não muda, e sinto-me um adolescente cheio de artrites no meio de um eternamente neo Woodstock fesandé. 
O meio da Ponte Bernardo Goldfarb para mim é mágico. Loucura por loucura, a do trabalho ou de estar parado lá com os ônibus raspando, praticamente depilando a bunda, não rouba o prazer da imperdível vista do rio Pinheiros com o Pico do Jaraguá lá no horizonte. Espero que nunca se transforme numa vista de matar de linda. Ainda sonho que se construa um Museu do Rio Pinheiros na ponte, com uma estrutura de metal ou alumínio, envidraçada e com um grande mirante. 
Há uma série de pontos na cidade, em qualquer cidade, que lavam a alma de qualquer mau humor ou raiva. Poderia enumerar vários norte, sul, leste, oeste, mas o melhor e descobri-los. A bicicleta vai muito além do transporte ou dos passeios em grupo.  Ela oferece paz e a mais pura liberdade. Permita que sua própria criança brinque livre e só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário