segunda-feira, 25 de abril de 2016

Ciclovia Tim Maia e os desastres em obras no Brasil

O que nos mata é o corporativismo. Muito pior que corrupção. Quanto teremos gasto de verbas públicas em projetos de baixa qualidade? E quantos destes projetos foram executados com a conivência de funcionários, inclusive técnicos e órgãos reguladores, que preferiram não fazer marola, marola esta que poderia bater no próprio nariz?
Num sistema corrompido pelo silêncio fica muito difícil saber como fazer a coisa certa. Sei porque já passei por situações que até hoje não consigo avaliar se agi corretamente ou não. Nada de suborno, de dinheiro, mas tudo a ver com competência, inteligência, conhecimento, aliás conhecimento para valer. Num sistema viciado, corporativo, se você chutar o pau da barraca você está fora, acabou. A funcionária inteligente, esforçada, que sabe o caminho das pedras e resolve pelo bem e para valer, fica cercada por uma cambada de puxa sacos, interesseiros, sacanas, retardados, todos concursados, que não podem ser demitidos. O que importa, o dinheiro público ou o salário no bolso? Hoje, com todas estas denúncias, começamos entender que o buraco é muito mais fundo do que imaginamos e, como diz a Eliane Cantanhêde, no fundo ainda tem um alçapão. A chave do alçapão costuma passar de mão em mão entre os funcionários para que não haja traição, para que o corporativismo não se desmonte. Triste, muito triste, mas triste mesmo, porque por onde passei convivi com muita gente da melhor qualidade emaranhada entre interesses pouco cidadãos e leis de boa intenção que lotam o inferno. Resultado? A socialização da miséria para todos, sem exceção.
Tem nossa imprensa, dos proprietários aos jornalistas, muitos sectários e por isto pouco investigativos, que por vários interesses e não rara mediocridade se cala ou, pior, nem chega perto. Jornalismo de qualidade? Sim, temos, mas chega ao grande público.
E finalmente temos nós. Olhe-se no espelho! Não preciso dizer mais nada.

Exagerado? É mesmo?

Somos todos humanos. Acontece em todas as partes do mundo. Questão de forma e escala. A civilização foi se acertando no meio desta baderna. Os que conseguiram riqueza, justiça social e progresso tiveram consciência de limites a serem respeitados, e quanto mais respeitados mais civilidade, equidade e progresso obtiveram.  
Nós, brasileiros, estamos brincando com a palavra democracia. Democracia aqui, democracia acolá, como tico-tico no fubá. Viva Carmen Miranda! Viva a Banania!

Quem acompanhou as notícias sobre a queda da ciclovia Tim Maia ouviu provas de nossa insanidade: não foi levado em consideração as ressacas e as piores costumam acontecer no fim do outono e no inverno; as vigas não estavam travadas; uso de elemento vazado teria diluído a força de impacto da onda; não havia sinalização sobre ressaca; órgãos reguladores fecharam os olhos; naquele ponto a viga tinha um único apoio central, o que dá menos estabilidade do que os apoios duplos usados nas vigas vizinhas; o Prefeito disse que o TCE (se não me engano) reclamou que estavam usando muitos pinos para travar as vigas; as ondas batendo nos arcos do castelinho tem um perfil diferente e todo mundo sabe que ali elas sobem mais; não passou pedalando por ali nenhum engenheiro com um mínimo de conhecimento e bom senso; onde está o CREA?; onde estavam os outros órgãos representativos de classe?; ... E não param as declarações que apontam uma infinidade de disparates.
Silêncio!

"O Brasil é assim mesmo". O meu não quero que seja.

3 comentários:

  1. PEGOU PESADO!!!!!Isso é bom se conseguisse desmontar a falta de caráter, a lavagem cerebral e a ambição desmedida. Mas o pegou pesado ou o "exagerado", q vc falou, não vai nem fazer cócegas ou riscar a falta de caráter dessa gentalha. E não estou falando só, da gentalha q povoa a mídia. Estou falando tb daquela q trabalha nas sombras dentro de qq instituição, presente em todas as escalas social e profissional. A burrice e a conivência, aliada à corrupção proliferam neste país . Discursos são interessantes, mas é necessário q haja ação.
    Eles não conseguem avaliar q dessa forma ninguém vai para frente e o país se enterra cada vez mais.
    Voltando à ciclovia carioca,supondo que toda a estrutura estivesse correta, toda mt bem fixada; não haveria o risco, em dia de ressaca, claro, do pedestre ou ciclista ser arrastado p essa onda pq essa ciclovia se projeta sobre o mar. Pq já estive no Rio em dia de ressaca e essas ondas vão longe . Vc pode me responder essa dúvida. Obrigada .

    ResponderExcluir
  2. Por partes.
    O pessoal que sabe fazer conta macro econômica diz que o pior problema do Brasil não está na corrupção, mas em queimar, torrar, rasgar, desrespeitar dinheiro público com péssimos projetos e uma administração simplesmente ridícula.
    Eu já tive experiência com mar bravo e ressaca, dentro do mar, digo. Não ouvi nenhum especialista falando a respeito do que aconteceria com um ciclista ou pedestre caso fosse pego por uma onda daquela força, mas acredito que seria carregado ou arremessado para o alto. Não sou especialista, só um curioso, um eterno xereta, e sei que é possível criar elementos que fazem com que a força da onda seja dividida em pequenos jatos de água, o que diminui muito o risco para pedestres e ciclistas. Eu gostaria de ver mais explicações e debates entre especialistas no assunto, e é isto que sinto muita falta na TV (e rádios) do Brasil. Aposto que na França, por exemplo, o assunto seria tema de longos programas que aprofundariam o saber da população leiga, como eu. Faz uma diferença brutal na qualidade do país que se constrói.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que um dos grandes problemas do Brasil, está em pensar . Claro, que não é pensar em si mesmo, que isto o brasileiro faz e muito .
      " Curiosa e bastante autêntica incapacidade de pensar. Esta é a essência da banalidade do mal". Hannah Arendt
      "Nada é mais difícil que pensar ". Pascal- Filósofo francês

      Excluir