sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Sumiram os freios

Agradeço e faço reverência aqui a todo trabalhador honesto, que somos maioria.
O Brasil gerou mais uma de suas pérolas quando um delegado da Polícia Federal de Roraima abriu inquérito contra uma faxineira que roubou um bombom que estava sobre sua mesa. Este é o primeiro capítulo da nossa eterna novela ridícula. De um pequeno furto, que deveria ser resolvido com uma reprimenda, talvez até demissão, evidentemente passamos à história de uma mulher pobre com quatro filhos para cuidar no país do nunca antes.
Eu tive a sorte de comprar por R$ 1.000,00, na nota e em 6 parcelas, uma GT Timberline 29 zero que era mostruário e estava com problema no sistema de freio a disco (um pequeno vazamento no hidráulico novinho?). A bicicleta foi vendida com a garantia da loja (uma grande rede) que eu teria um sistema de freio novo em dois dias. Ficaram com meu telefone, mas não ligaram. Coloquei um sistema de freio mecânico, que prefiro, e estou muito feliz, parecendo uma criança.
A mesma loja está com duas KHS 29 em oferta e fui lá ver. Estavam sem o sistema de freio hidráulico, exatamente como na minha GT. O menino que me atendeu primeiro perguntou se eu tinha recebido e instalado o sistema de freio novo (Shimano hidráulico). "Não, ninguém me ligou e eu não recebi nada". Perguntei o que tinha acontecido com os freios daquela KHS 29 em oferta. Curiosamente os dutos hidráulicos de duas KHS foram cortados no dia seguinte da demissão do mesmo mecânico que deveria ter me ligado e instalado os freios na minha GT. 
Estou farto de ouvir histórias como esta em tudo quanto é parte, não só em bicicletarias. Estou farto de ouvir histórias sobre funcionários sem princípios que não param nos empregos e mesmo assim continuam conseguindo vaga em outro lugar para de novo ser demitido pelas mesmas causas. Coisas se perdem, atrasos, faltas, má vontade, faltas sem avisar ou justificar, serviço de péssima qualidade, mais coisa que some.... Falar em roubo não pode, duvidar das histórias mal contadas menos ainda.
O furto do bombom obviamente não é caso de se gastar tempo com a justiça e muito menos presídio, mas não dá para passar batido. Já a história dos freios... mereceriam uma investigação, que neste Brasil é praticamente impossível de ser realizada. Nossos presídios estão lotados de pequenos casos criminosos, o que é injustiça e insensatez completa porque gera mais violência ainda. Tão ou mais grave que a operação bombom sonho de valsa do delegado da PF é a postura de toda a sociedade que brinca de três macaquinhos - não vejo, não ouço, não falo. Isto é mostrar a bunda! Isto é aceitar! É desprezar a honestidade.
Espero que os que me leiam este texto reajam. Não dá mais para ficar quieto com qualquer ato antissocial. Silenciar é sacanear com trabalhador sério, honesto, que é a imensa maioria. Nosso silêncio acaba transformando a vida deles num inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário