terça-feira, 6 de outubro de 2015

coração valente?

Coração valente? Já vi um monte destes pequenos cartazes espalhados por ai. Levam a foto de Dilma em sua fase guerrilheira. Foi um dos motes da última campanha. Gostaria de saber que público foi atingido por esta propaganda. Feministas? Talvez, quem sabe? Pelo que estou lendo feminismo historicamente teve e continua tendo várias facetas. Não seria difícil que algumas delas tenham embarcado na ladainha da coração valente. 
A meu ver Dilma, a dita Presidenta, é uma vergonha para as mulheres. O Brasil desintegrado que está ai é prova inequívoca. Mulher para mim tem consistência, força, dignidade, não aceita ser sombra de qualquer homem, mesmo que seja um semi endeusado populista, nem sai tendo chilique ou saiu berrando quando contrariada. Minhas mulheres, de toda minha história de vida, pelas quais tive e sigo tendo paixão e amor, foram grandiosas, fortes, inteligentes, charmosas, graciosas, femininas, mulheres; foram mulheres. Souberam se posicionar, ô! como souberam se posicionar!
Maria Cristina Ruano, linda menina magra e de cabelos escuros, lisos e longos foi quem, em 1981, me colocou a par dos assédios e algumas agressões que uma ciclista sofria pela cidade. Na época eram raras as mulheres em bicicleta, pelo menos nas áreas mais ricas das cidades grandes. Nestes 35 anos pedalando com inúmeras mulheres ouvi menos relatos de assédio ou agressão que tenho ouvido ultimamente. Gostaria de entender o que está acontecendo. Não resta dúvida que há uma mudança de cultura, mas espero que não seja coisa de coração valente. 

Estive na exposição da Frida Kahlo no Instituto Tomie Otake. Imperdível. Conhecia o trabalho de Frida Kahlo por livros e umas poucas pinturas e não gostava muito. Minha visão mudou com esta ótima exposição. E o conjunto de obras femininas vale como referência para este "debate" sobre a mulher ciclista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário