terça-feira, 18 de agosto de 2015

Adeus às lixeiras verdes dos postes de São Paulo

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo




São Paulo vive a pior crise de limpeza pública que eu vi nestes meus 60 anos e mais de 45 anos de convivência séria com a cidade. No meio desta crise vão desaparecendo rapidamente as lixeiras de plástico verde que ficam presas aos postes e que por um bom tempo ajudaram muito a isto aqui parecer lugar de gente civilizada. 

Aqui já se tentou todo tipo de lixeira; lixeiras tradicionais sem tampa, lixeira de concreto armado com estrutura de aço inox, pequenas lixeiras cilíndricas apoiadas num poste...  Nenhuma deu muito certo ou sobreviveu à fúria selvagem, ao espírito bárbaro, às torcidas organizadas, aos depredadores, enfim, ao pior do espírito paulistano.

Fato é que as lixeirinhas de plástico verde ajudaram muito a cidade ficar limpa. Foram sumindo por que seu projeto tem alguns erros bestas. O principal é a estrutura metálica que prende ela a base que é fixa no poste. Esta estrutura metálica é mal projetada e frágil. A trava e as pontas inferiores entortam e a lixeira deixa de encaixar corretamente à base. É possível que com uma estrutura em aço de melhor qualidade e varredores e lixeiros mais bem treinados e pagos durassem mais.

Faz algum tempo quis fazer alguma coisa pela situação e fui procurar uma pessoa conhecida que trabalha na Prefeitura. Uma mudança no projeto, que descartaria a estrutura metálica da lixeira, facilitaria muito o manejo pelos varredores e lixeiros o problema estaria resolvido. Quando disse isto ouvi "Para fazer isto tem que mudar a lei". Como mudar a lei? "O projeto destas lixeiras está estabelecido em lei". Fiquei tão furioso que não quis nem checar. Eu tenho que cuidar de minha sanidade mental e não adianta ir contra o tsunami paulistano que está fazendo e andando se o lixo vai para o chão ou não. Quem pedala na ciclovia do rio Pinheiros sabe qual é o resultado.



Alguém pode me ajudar? A história destas lixeiras não começa com uma licitação estranha na administração Celso Pitta, um melê de empresa francesa, Vega Ambiental, com cereja convite para o Pitta assistir a final França X Brasil do Mundial de Futebol? Pitta, aquele afilhado do Paulo Maluf, o mesmo espírito do padrinho. Acho que sim, mas não tenho certeza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário