terça-feira, 21 de julho de 2015

Washington, Georgetown e Alexandria

Washington impressiona mesmo quando se chega ao grande parque, uma longa praça retangular que tem em suas pontas o Lincoln Memorial de um lado e o Capitólio do outro, e no centro, abrindo-se para a lateral, outro retângulo se estende até a Casa Branca. No centro do parque, em frente à Casa Branca, o monumento aos mortos da Segunda Guerra Mundial, que é de arrepiar. Outros monumentos, todos impecavelmente cuidados e respeitados, vão preenchendo e dando um tom de forte emoção ao parque. A esquerda do Lincoln Memorial está o West Potomac Park com o Thomas Jefferson Memorial do outro lado do “lago”.
Museus maravilhosos bordeiam o parque principal: o Museu Nacional de História Americana, a Galeria Nacional de Arte, o Museu Nacional Aero Espacial Smithsonian, e o Museu Hirshhorn de artes. Só eles já valem uma longa estadia em Washington. Infelizmente peguei um deles fechado para reforma, justamente o Museu de História Americana que agora está com a exposição sobre a bicicleta.
Fiquei em Georgetown e me senti quase em casa. O lugarejo data de 1751 e ainda respira uma gota ares passados, com um resquício charme de patrimônio histórico, incluindo a Universidade de Georgetown, um longo passeio que acompanha o rio Potomac, o canal com suas comportas, clubes de remo, agitação na medida certa, comida boa, passeios a pé, e a proximidade do centro da capital americana. A Casa Branca vai-se a pé. Como em qualquer lugar civilizado é possível sair a noite e andar tranquilamente.
Pedalar em Washington é fácil. Há ciclovias, ciclofaixas, e o partilhar a via com os veículos é muito tranquilo. As distâncias não são longas mesmo para um ciclista com pouca de prática. A cidade tem um sistema de bicicletas comunitárias que funciona bem. Não lembro qual é o tempo livre de pedal, mas é suficiente para pedalar e ver a cidade com tranquilidade. É fácil: toca o cartão de crédito na torre da estação de bicicleta e sai pedalando. Pedalou mais que o permitido pela regra é cobrado direto no cartão. Para quem vai só por uns dias não recomendo levar bicicleta daqui. Sai muito mais caro que o uso das bicicletas comunitárias e dá muito mais trabalho. Caso o ou a ciclista seja baixo ainda assim melhor que levar é alugar uma lá, o que também é fácil. A única coisa estranha é que não há estações de bicicletas na porta dos museus. Também não importa muito por que o local é tão lindo que caminhar faz bem para a alma. Uma das estações está na Washinton Union Station, atrás do Capitólio, que vale ser visitada. Washington em si é uma cidade quadradona, uniforme, um tanto monótona, com um detalhe interessante aqui outro ali.
Recomendo pedalar na Constitution Ave., uma larga avenida que corre paralela ao grande parque, que tem no seu centro uma também larga ciclofaixa. É ciclofaixa, linha pintada no asfalto, não ciclovia, e é absolutamente seguro. O susto que tomei foi por conta de um segway a milhão. Os carros ficam distantes.
Pegue o metro e vá até Alexandria e passe o dia por que é realmente muito simpática. Pegue uma bicicleta lá e saia do centrinho. Vá até a grande ponte. 
E divirta-se em Georgetown. Lembre-se de fazer reserva nos restaurantes ou não vai conseguir comer. Recomendo o italiano “Filomena”, que vale por que é bom, surrealista, mas os pratos são tamanho feijoada completa. Na esquina da M St NW com a 30th St NW tem o Pier 2934, uma diversão para quem gosta de se lambuzar com frutos do mar, mas muito cuidado com a pimenta. Sentar num dos bares a beira do Potomac no fim de tarde e ver o pessoal correndo, pedalando, remando, é muito divertido. No início do parque florestal tem um dos clubes de remos mais antigos dos Estados Unidos. E ainda tem mais.
Carolina, boa diversão, Washington vale a pena. 

Fotos:

http://escoladebicicletafotos.blogspot.com.br/2015/07/washington.html
http://escoladebicicletafotos.blogspot.com.br/2015/07/georgeown.html
http://escoladebicicletafotos.blogspot.com.br/2015/07/alexandria.html

Smithsonian Instituion: https://pt.wikipedia.org/wiki/Smithsonian_Institution

A exposição Object Project Bicycles: http://americanhistory.si.edu/object-project/bicycles
Google Maps: https://www.google.com.br/maps/@38.9013518,-77.0605197,14z?hl=pt-BR
Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Georgetown_(Washington,_D.C.)

Um comentário:

  1. Obrigada, pelas suas indicações, realmente interessantes, deve estar mt boa essa sua estadia em Washington. E a temperatura, hj , como está ? Mas, se vc está pedalando, não deve estar tão alta .

    ResponderExcluir