terça-feira, 14 de julho de 2015

A bicicleta a viagem para a América moderna

A crítica sobre a exposição "Bicycles=Liberation" montada no National Museum of American History do Smithsonian Institute, Washington D.C. , fez que o jornal New York Times publicar um dos melhores textos sobre a história da bicicleta nos Estados Unidos que já li. Um pouco apaixonado, mas não piegas, mostra algumas das pequenas notáveis revoluções sociais e técnicas que a bicicleta introduziu na sociedade americana e quais foram as influências destas na América dos dias de hoje.
Resultado de imagem para marshall major taylor movie
Major Taylor - ciclista e primeiro campeão negro dos USA
















The Bicycle and the Ride to Modern America: http://www.nytimes.com/2015/07/14/science/the-bicycle-and-the-ride-to-modern-america.html?emc=eta1&_r=0  
Ver também How Bicycles Geve us Freedom:
http://cyclistsinternational.com/how-bicycles-gave-us-freedom/
Triste é que o Brasil não tenha uma referência mais detalhada sobre nossa história da bicicleta. Temos um trabalho aqui, outro ali, uma ótima coleção particular de bicicletas deste, outra daquele, a maravilhosa coleção do Perassolo que algumas vezes comparece com algumas peças numa exposição, o Museu da Bicicleta de Joinville..., mas definitivamente não temos um estudo detalhado da importância social da bicicleta no Brasil. Pior, algumas das peças mais importantes desta história estão se perdendo e outras morrendo. Brasil, país sem memória! Deprimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário