quarta-feira, 24 de junho de 2015

Virada cultural vazia

Foi com tristeza que vi uma Virada Cultural no Centro de São Paulo com bem pouco público. Não fui a noite, mas fiquei sabendo que também tinha muito menos público que no ano passado. Segundo um PM graduado "no ano passado teve muita confusão e o pessoal ficou com medo de vir (nesta Virada Cultura 2015)". Fui conversando e o pessoal sempre repetia a mesma coisa e mais que "O Centro de São Paulo está cheio de mendigos e viciados, sujo e mal cuidado. Dá medo vir para cá". 
De uns anos para cá o Centro de São Paulo vem virando uma bagunça, uma terra de ninguém. O empobrecimento da área é notável e só frequenta quem não tem outra alternativa. O cerne da questão não é a pobreza em si, mas a forma como ela é tratada. Pobre também é cidadão e deve respeitar direitos e deveres. O discurso corrente de que eles são coitadinhos e por isto podem fazer o que quiser é de uma imbecilidade sem tamanho. Ter uma política permissiva para os pobres é um desastre principalmente para os pobres. Ser permissivo com a marginalidade então...
Em qualquer cidade normal, onde o espaço urbano é vivenciado por todos sem medo, inclusive pobres, a ordem social é mantida. Ponto! As regras de convívio social são cumpridas inclusive pelos miseráveis. Cumprindo regras eles acabam se integrando socialmente. Em uma cidade decente é muito raro ver aberrações, pichações, depredações, coisas quebradas, mal cuidadas. Há edifícios tomados por movimentos sociais, mas não estão completamente pichados, deteriorados, assustadores. Há moradores de rua, mas discretos, a maioria quase imperceptível. Durante o dia parecem desaparecer da paisagem. Não me lembro de cheiro de urina ou fezes humanas. Para dizer a verdade só me lembro de um chinês imbecil fazendo pipi atrás de um monumento. Em uma cidade decente mesmo os mais miseráveis não fedem como aqui, provavelmente por que são cuidados com respeito.
O centro de qualquer cidade é o marco de encontro de todos. Deve ter qualidades que aglutine a população, toda população e não alguns. É de crucial importância que se tenha um centro de riquezas para ser partilhado entre todos. Riquezas... bem dito, inclui cultura, lazer, interação... Deve gerar riquezas para distribuir entre todos. Um centro deteriorado distribui custos, empobrece a todos. O planeta inteiro sabe disto. 
Foi triste ver um mega evento maravilhoso como a Virada Cultural de São Paulo tão vazio. Fruto da deprimente política social que se abate sobre nós. O conceito básico desta política social está correto, mas a forma como vem sendo implementada é no mínimo medíocre, irresponsável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário