domingo, 21 de dezembro de 2014

Zona 30 (km/h) e a rosquinha da galinha

Os moradores da rua Henrique Martins, Jardim Paulista, no seu trecho próximo ao Parque Ibirapuera ficaram lutando alguma coisa como 10 anos para conseguir ver implantado um acalmamento de tráfego (traffic calming) em 400 metros da rua. Acompanhei de longe a difícil gestação, segundo os bastidores da CET de risco, mas não consigo contar os detalhes ou vou vomitar sobre o teclado. 
O acalmamento de trânsito foi finalmente implantado na rua Henrique Martins em 2009, com um projeto daqueles que você nunca vai saber se foi incompetência ou sacanagem da grossa. Mas enfim, foi implantado, obviamente rapidamente corrigido, a bem dizer mal corrigido, e lá está. E mais obviamente ainda, funciona, acalma, melhora a segurança, traz tranquilidade, civilidade...
Acalmamento de via (feita com inteligência) é solução provada, aprovada e adotada em todas as partes do mundo. Ok, Brasil não é exatamente qualquer parte do mundo ou do universo, mas leis de física o são. Dãããã....  básico.... dããã.... reduziu a velocidade as consequências de um impacto serão proporcionalmente menores à redução de velocidade. Parece lógico, não é? 
Mas, como sempre ouvimos e lemos de parte da assessoria de imprensa da CET SP "Precisamos pensar na segurança do cidadão". De fato. 
Mas não é culpa só da CET. Cá entre nós, ô povinho! Afinal, é uma questão de civilidade ou educação? Quem veio primeiro, o ovo ou a rosquinha da galinha?
Interessante é que agora estão implantando a redução de velocidade em várias avenidas de São Paulo. Ótimo! Mas tem gente reclamando que a sinalização está confusa. Dizem que parece uma pegadinha para tomar multa. Será? Que é isto?
O que mata menos gente é bem conhecido: fazer com inteligência e qualidade. 



Sobre a mudança na rua Henrique Martins:
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,rua-tem-circulacao-limitada-imp-,994463

Sobre a redução na velocidade:
http://institutoavantebrasil.com.br/zona-30-uma-das-solucoes-para-a-brutal-mortandade-no-transito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário