terça-feira, 8 de julho de 2014

Brasil sem Olimpíadas

É óbvio que brasileiro é festeiro de primeira. A Copa está ai para provar. Brasileiro esquece de tudo por uma festa, uma cervejinha gelada, um mé, um fuminho, churrasquinho, amigos(?!?), muvuca, mulheres... Confesso que quero que o Brasil ganhe a Copa por que seria genial depois ver a derrota deste pessoal do nunca antes, que desconstruiu, para não dizer desintegrou, o pouco que Brasil havia caminhado para frente.
Espero também, do fundo do coração, que depois da Copa o Comite Olímpico Internacional tire as Olimpíadas do Brasil. O legado para o futuro do Brasil será novamente uma bela festa? Quem tem um mínimo de noção do que é esporte, qual sua função social, sabe do que falo.
Vamos por partes:
Ninguém faz ideia de quanto vai custar a Copa do Mundo de Futebol. Correu uma noticia que a Interpol está investigando a FIFA lá fora. Aqui no Brasil pegaram uns peixes pequenos e tem sido um rebu completo, tipo deixa disso..., mas pegaram. Mas quanto custou a Copa para o Brasil... ai estamos longe de saber. Até por que a base deste pessoal é a mentira. Mentem sobre a inflação, sobre a Petrobrás, sobre o PAC, sobre a violência, os números sociais... Por que não vão mentir sobre a Copa?
Estão felizes pelo número de turistas que vieram para a Copa, mas, de novo, serão reais? E qual o valor agregado destes turistas? A saber: NY teve 55 milhões de turistas no ano passado e o Prefeito acha pouco. A Espanha teve 56 milhões, com um ganho de 60 bilhões de Euros, e querem mais. Qual é o legado deixado por estes turistas? Com certeza a simpatia do brasileiro, que felizmente ainda não a perdemos ou não nos foi tirada. Mas como medir este precioso valor agregado?
Um dos fatos que chama atenção é a diminuição da violência. Diminuiu ou foi esquecida, censurada? Ok, o assalto discreto na Samsung ocorrido ontem, de onde levaram 7 caminhões com mercadoria não rastreável... Ninguém se lembra do acordo que o Brisola fez em 1994 com os traficantes e bandidos do Rio para que o carnaval fosse tranquilo. Está nos jornais da época, basta fazer pesquisa. Aliás, estes acordos não eram exclusividade de carnaval. Será que não aconteceu algo semelhante para a Copa? O que vai acontecer depois?
Alguém viu alguma notícia a respeito do treinamento dos atletas olímpicos que vão representar o Brasil em casa daqui dois anos? Alguém leu alguma coisa sobre formação de novos atletas de ponta? Alguém ai sabe sobre algum ciclista brasileiro que venha correndo em time de ponta na Europa? Futebol, futebol, futebol..., futebol... E alguém pode me dizer qual foi o legado dos Jogos Panamericanos no Rio? Cadê o velódro? Cadê as piscinas? Cadê a nova geração de atletas? Onde está o balanço financeiro?
Esporte é de importância capital na construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz. As Olimpíadas aqui no Brasil não indicam qualquer melhoria para o futuro do nosso esporte. Hoje temos certeza que faremos uma outra grande festa. O pequeno problema é que toda e qualquer festa tem seu custo. O Brasil pode pagar estas brincadeiras?

Eu sou cotra

Um comentário:

  1. Também sou contra caro Arturo. Espero que COI tome logo a decisão de transferir as Olimpíadas para outro país.

    ResponderExcluir