terça-feira, 18 de março de 2014

Vencedoras e perdedores

No Charles de Gaulle, aeroporto de Paris, imensos banners pendurados do teto mostram rostos de mulheres, uma mulher por banner, de diversas nacionalidades, etnias, mulheres maduras simplesmente clicadas em seus locais de trabalho. O conjunto de fotos é simples, direto, impressionante, memorável. Mesmo com uma certa perplexidade a primeira coisa que veio à cabeça foi propaganda de algum produto, mas com olhando com calma vi que todas aquelas lindas mulheres tiveram seus trabalhos de vida premiados pelo http://www.womeninscience.co.uk/about-the-awards.php . Imediatamente tive vontade de gritar e chorar. Gritar de alegria, felicidade, pela divulgação de trabalhos científicos, cultura, educação, refinamento, luta, persistência... Tive vontade de chorar pela glória, pelo sucesso, pelo futuro..., pelo bem, pelo que sempre sonhei, pelo que minhas famílias e amigos sonharam, lutaram. Futuro. Para nós não existe a palavra futuro que não seja pelo pacífico e promissor. Acabei estatelado, no meio da passagem dos que desembarcavam, olhando para o alto em louvor, derramando uma lágrima contida provavelmente com uma expressão que não sei descrever.
Tomada consciência do que estava ali tive vontade de gritar com raiva, ódio, desprezo pelo que nos transformamos, pelo caminho rumo à obscuridade que o Brasil do nunca antes ruma. Optamos por socializar a riqueza em nome da pobreza ou optamos por simplesmente socializar a pobreza em nome do sentimento de culpa coletivo?
Isto foi em 2012. Na volta para o Brasil, já com os pés no aeroporto de Cumbica, Guarulhos, feio, apertado, sujo, banheiro com cheiro de mijo, nada funcional, a fila para passar pela Polícia Federal extrapolou o apertado espaço e subiu as escadas, invadiu o corredor. Chegaram três aviões grandes juntos e com eles uma pequena multidão de uns 600 passageiros que se irritaram profundamente com a ineficiência e por muito pouco não espancaram os servidores.  Propagandas? De futebol.

2014: No Figaro distribuído a bordo do voo para Madri uma foto de página inteira com a foto de uma mulher, linda mulher, lutadora mulher, vencedora mulher, Prêmio Womens in Science. Novamente me senti profundamente feliz e deprimido, ao mesmo tempo. 

Publico fotos depois

Nenhum comentário:

Postar um comentário