segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pinheiros como exemplo de obras públicas: mediocridade

para:
Fórum do Leitor

O Estado de São Paulo

Operação Faria Lima - Pinheiros
Não há quem nos possa ajudar para evitar a péssima qualidade de projeto e execução de obras públicas, como o que vem acontecendo em Pinheiros, que não é nenhuma novidade? Ministério Público não pode fazer nada?
Aquilo que se transformou o Largo da Batata e Largo de Pinheiros pode ser chamado de melhoria urbana? Mesmo quando o paisagismo estiver terminado e as árvores estiverem crescidas o que é aquilo? Nada. O projeto apresentado a público antes da obra não é o que foi realizado, o que por si sinaliza falta de respeito para com a população. As duas novas praças, a que uniu o Largo da Batata e Largo de Pinheiros e a nova praça que fica do outro lado da av. Faria Lima, são desconectados por um desnivelamento na própria av. Faria Lima inexistente antes da obra. A sensação é que este desnível foi pensado para dificultar a circulação dos pedestres entre as duas grandes praças. Não é só ai que o pedestre foi minimamente relegado ao segundo, terceiro plano, mas em várias ruas, como a Sumidouro, Teodoro Sampaio, Cardeal Arco Verde, Butantã, dos Pinheiros, Paes Leme,... Não há um sistema cicloviário o que faz que a ciclovia Faria Lima sirva de engana bobo. Foi apagada qualquer referência da importância histórica de Pinheiros para o surgimento de São Paulo. O que tanto se falou que o objetivo final de toda intervenção, preparar a área para a chegada de novos empreendimentos imobiliários, está realizado. Vide o posicionamento do Terminal Pinheiros de Ônibus, bem longe da área de maior movimentação, justamente onde estão as novas praças.

Além da miserável inteligência urbanística é notável a péssima qualidade das obras em toda a região afetada pela Operação Faria Lima. Mal terminou o essencial das obras e já estão fazendo buracos para correções e consertos. Nota zero para o acabamento. Está tudo largado, como se a obra estivesse concluída. Deprimente!
O que se vê é deprimente, mas não é único nem novidade. Acompanhei a construção do túnel da av. Rebouças sob a av. Faria Lima, dentre outras obras, e a qualidade geral, do projeto à execução, é um desastre. É mais deprimente ainda quando se tem a oportunidade de comparar a transformação de grandes cidades do mundo, que normalmente são feitas com inteligência e alta qualidade, como deve ser normal em qualquer obra pública
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário