segunda-feira, 18 de novembro de 2013

eu preciso de um paraciclo

Isto é que fiquei sabendo sobre como fazer um pedido de instalação de paraciclo no Município de São Paulo:
A Secretaria de Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo, SVMA SP, até pouco tempo teve o direito de comprar e distribuir os paraciclos em forma de grampo amarelo por que usou a lei que lhe dá competência para melhorar a condição ambiental da cidade. O processo de instalação e uso destes grampos vinha se tornando comum, rotineiro, mas a competência legal passou para a Secretaria Municipal de Transportes. Hoje o processo todo está parado até que se acerte as formalidades legais necessárias, o que espero que seja rápido.
O cidadão pode e deve fazer o pedido de instalação do paraciclo em local público, até como forma de pressão, mas só as autoridades competentes tem o poder de decidir se instalam ou não, e onde e quando será instalado.

4 comentários:

  1. Olá Arturo!

    Imagine a seguinte situação: tenho uma loja na Av. Paulista e quero arcar com os custos de implantação de um paraciclo! Devo usar esse procedimento também? Pedir autorização da Secretaria de Transportes?

    Abs
    Cecília

    ResponderExcluir
  2. Existe normas definidos para os paraciclos? Aqui em Vitória estamos esperando ainda sair do papel este procedimento!!! Aqui nem as lojas de bicicleta tem bicicletários. Assim fica difícil avançar!

    ResponderExcluir
  3. Pedir autorização para o poder público sempre é necessário. Não posso responder agora sobre como é a questão do eu pago e o Município implanta, mas posso averiguar. De qualquer forma você deveria formalizar o pedido à Secretaria de Transportes, ou ao Secretário Chico Macena, das Subprefeituras, que é atencioso e interessado na questão da bicicleta.

    Emmanuel, recomendo que você entre em contato com a UCB - http://www.uniaodeciclistas.org.br/ - por que eles estão atualizados. De qualquer forma já posso responder que é o Município que define as normas, os desenhos, modelos.... Ai em Vitória tem o Leonardo Nunes de Athayde de Vila Velha/ES, que faz parte da UCB, luta por melhorias e conhece o que acontece por ai.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação Arturo!

      Cecília
      Abs

      Excluir