segunda-feira, 2 de setembro de 2013

22 de Setembro – Dia Mundial sem Imbecis

É impressionante o crescimento do número de ciclistas circulando pelas ruas das cidades brasileiras. A bicicleta pegou. Ainda tem muita gente se perguntando se é mais um moda, pergunta que me faço também. É muito provável que neste boom tenha um fator moda, mas é inegável que mesmo quem está pedalando por moda depois da experiência nos pedais vai ter uma visão completamente diferente sobre transporte e a vida na cidade. É muito provável que venham fazer um uso mais racional do carro. Já valeu – e muito!

Numa reunião de organização dos eventos do Dia Mundial sem Carro, faz alguns anos, alguém disse que a data não significa “Dia Mundial da Bicicleta”. “E pedestres, deficientes, cadeirantes, skatistas, patinadores...?” “Somos todos pedestres, não importa por qual modo de transporte optamos. Até para sair pedalando temos que caminhar até a bicicleta”.

Dia Mundial sem Carro significa o que? Um dia sem carro circulando nas ruas como forma de protesto. Protesto contra o que? Contra os carros ou contra seus usuários? Mas dá para continuar a civilização sem o veículo individual motorizado? Possível é, mas prático, inteligente, definitivamente não é. Eric Ferreira sempre diz que o carro está ai para ficar, e vai ficar e continuar ai, isto é líquido e certo. Vai haver uma mudança muito maior e mais rápida que a que já aconteceu, mas o carro continuará a fazer parte de nossa civilização, isto é inegável. O automóvel é genial, mas é usado com pouca ou nenhuma inteligência. Aliás, convenhamos, inteligência é algo que realmente está faltando aos nossos tempos.  

Pois então, eu lanço aqui o “Dia Mundial sem Imbecis”, o que resolveria não só os problemas atualmente causados pelos carros, mas todos os problemas das cidades e estradas, que ficariam praticamente vazias. Que delícia! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário