segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Caixa de reteção para ciclistas em avenidas

av. Rebouças com av. Brasil, sentido Centro
para:
São Paulo Reclama
O Estado de São Paulo


“Precisamos ver bem a segurança dos ciclistas” – com esta reza, repetida a exaustão pela maioria dos técnicos da CET SP, foi descartada boa parte das propostas de melhorias para ciclistas apresentadas nestas últimas décadas para o Município de São Paulo. Ouvi pessoalmente a ladainha inúmeras vezes.

É de estarrecer que a mesma CET que precisa ver bem a segurança dos ciclistas esteja pintando o pictograma da bicicleta nas caixas de retenção de avenidas de trânsito pesadíssimo como Francisco Morato e Rebouças. Acredito que a CET saiba que pedalar no meio do trânsito intenso, pesado, rápido, em especial no meio de veículos grandes, típico de avenidas e vias expressas, é a situação de perigo mais intenso para ciclistas. Pois é o que vem acontecendo exatamente neste momento que a Prefeitura da mesma CET vem a público com uma necessária, bem vinda, mas infelizmente muito tardia campanha de segurança para o uso da bicicleta. Fica um pouco confuso, se não perigoso, muito perigoso.

Pegando estes mesmos dois exemplos, vale lembrar que em paralelo à av. Francisco Morato corre a av. Eliseu de Almeida, também perigosa, mas mais adequada ao uso da bicicleta. A Eliseu conta com um projeto cicloviário, provavelmente o mais abrangente do país. Ninguém explica bem por que a ciclovia Eliseu de Almeida não sai do papel; e muito menos o que foi feito do projeto de sistema cicloviário interno de bairro que serve de alimentação para ciclovia Eliseu apresentada oficialmente pelo ITDP (Institute for Transportation & Developmet Policy - ONG).

No caso da av. Rebouças recomendo aos técnicos da CET irem até o local. A maioria dos ciclistas está circulando pelas largas e pouco usadas calçadas e, creio, seria mais inteligente ordenar o uso estabelecido do que induzi-los a circular o meio do trânsito pesado do asfalto. Descer pedalando a Rebouças no corredor de ônibus ou meio do trânsito com os motoboys por perto é quase a definição mais pura de loucura.

Caixa de retenção para motos e bicicletas é velha, conhecida e reconhecida medida de segurança para ciclistas e motociclistas, aplicada em várias cidades do mundo. Aqui chegou agora como novidade. Só se for para leigos e desavisados. Funciona, como toda outra técnica de segurança, quando usada com sensatez. Como velho usuário da bicicleta como modo de transporte me arrepia ver qualquer estímulo à circulação de bicicletas em avenidas muito saturadas, que é o que sinaliza a CET com estas novas caixas de retenção.

av. Brasil com av. Rebouças, sentido Henrique Schawman, sinalização vertical indicando caixa de retenção, ou área de espera, posicionada à esquerda, no canteiro central.
 

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