domingo, 19 de maio de 2013

Virada Cultural SP - 13!



Acabei não indo ontem à noite, mas, como sempre faço, hoje pela manha fui ver como estava a Virada Cultural de São Paulo. Circulamos um pouco, no circuito dos palcos, e achamos estranho a pouca quantidade de público andando pelas ruas e assistindo os shows. Em todas as edições passadas mesmo cedo pela manha as ruas estavam bem cheias. Meio gente madrugadora e meio os bêbados de última hora, mas bem populado. Olhei para o céu para ver o tempo. Não fez tanto frio a noite, nem houve sequer ameaça de chuva. Noite agradável. Teresa ponderou que pode ter sido a escolha dos convidados. Duvido. O pessoal que vem de espírito aberto. “Deixa rolar”.

Sai do Largo do Arouche, deixei Teresa e Silvia, que iam ver algo na Estação da Luz, e fui cumprir minhas obrigações com a diabete: correr e nadar. Quando sai da piscina encontrei amigos conversando sobre a Virada. “Fizeram arrastão...” Resolvido o mistério. Arrastão no meio da Virada Cultural? Uau! Não há mais limites.

O que houve na Virada Cultural de São Paulo? A quem interessa o que aconteceu? A quem interessa este empurra-empurra de responsabilidades entre PM e Prefeitura que já aparece nas notícias? A resposta pode estar lá atrás, em algumas posições populistas que protegem indiscriminadamente minorias, jogando toda culpa de qualquer coisa sobre os ombros das autoridades de segurança e principalmente dos ‘inimigos do rei de Paságarda’. Vale tudo. E deve ter valido. A PM fez corpo mole? A administração petista quis deixar rolar...? O Serviço de Inteligência foi pego de surpresa? O que realmente aconteceu? Provavelmente a população vai engolir qualquer versão e fica por isto mesmo. Ganha a parte que tiver a melhor verborreia.

Estranhos estes nossos dias. A administração do PT concentrou todos eventos da Virada Cultural no Centro, extinguindo tudo o que acontecia na periferia, bem ao contrário do governo anterior, dito por eles inimigo dos pobres e oprimidos. No meio das conversas que ouvi alguém disse que a vinda da periferia para o Centro teria sido a causa dos arrastões e outros tipos de violência que aconteceram a noite e de madrugada. Definitivamente não concordo. Mas acho incrível matar a diversão na periferia e querer todo mundo concentrado no Centro. Cheira a “sejam escravos do transporte público” ou “viva a ‘democracia’ (tão repetida por eles) centralizadora”. Ou terá a ver dar exposição a prédios do Centro invadidos por movimentos sociais? Deixamos de pensar para cair numa esquizofrenia. Talvez faça parte do projeto de radicalização em andamento.

E a violência, a quem interessa? Um dos que estavam na conversa da piscina foi soldado em Israel. Fala pouco sobre o assunto, mas tudo indica que viveu a coisa real, foi para o pau.Uns dias antes, na mesma piscina, conversamos sobre a violência que vivemos no Brasil. Perguntei-lhe onde é pior, se aqui ou lá, Israel, que vive um estado de guerra constante. “Aqui, muito pior, aqui. Não há comparação”.

Espero que a Virada Cultural resgate seu charme de cultura da paz e liberdade. Cultura de paz! E espero que no próximo ano esta Administração petista, que até agora soube abrir estrategicamente suas portas para os ciclistas, lembre-se deles e coloque vários bicicletários com segurança. Muito ciclista, mas muito ciclista mesmo, circulando pela área do evento, sem ter onde estacionar... Quando chegamos para tomar o café o segurança pediu que colocássemos as bicicletas para dentro... “Como? desculpe, não entendi”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário