sexta-feira, 12 de abril de 2013

Qualidade e conhecimento

Comentário publicado em http://escoladebicicletacorreio.blogspot.com.br/ sobre o texto ‘bicicletaria recusa o serviço’:

Carlos S. Akamatsu - 9 de abril de 2013 09:15
Caveat Emptor ! Alcorta !
Interessante este assunto. Veja a diferença entre o conhecimento entre o Mr. T e o Mr. Bike Repairman.
Como muitos gostam de uma pechincha, e, na hora da compra só pensam em economia ... Dá para fazer paralelos com a vida política ... em várias obras, como as ciclovias ... barata sai ... caro obviamente, mas o custo não é monetário é o tempo perdido, retrabalho. Que é uma das preocupações de sistemas de qualidade.
Ha, acabamos de novo naquele artigo não "Pelo menos fez algo" ...
O que leva ao problema de educação ...
Bem temos profissionais da área de qualidade ... que aplica nas empresas mas não na vida pública. Aí está uma das omissões e falta de participação de pessoas na vida pública.




Carlos

Vou mais longe. Infelizmente o brasileiro está fazendo mais uma vez a opção pela comodidade, o que se contrapõe à qualidade. Não é só na vida pública, mas em todos setores. A desintegração da indústria nacional, de praticamente todos setores, da economia nacional, de nosso futuro, se deve não só a uma questão de preço, ou de custo, nem só de educação. Há uma questão de carácter nesta opção pela comodidade, pela leniência. Há uma questão de inteligência, de vontade, que infelizmente não tem a ver com educação. Educação é simplesmente básica e primordial, concordo com você e todos, mas por si só não basta.

Conto uma historinha, real, de dentro de umas das grandes fábricas de bicicletas do passado recente brasileiro:
Havia um senhor, que se já não estava aposentado deveria se aposentar bem em breve. Ele havia passado a vida dentro da fábrica, no meio das estamparias, tornos, fresas, soldas... Amava aquilo. Era sua vida, sua alma. Conversamos rapidamente no meio do barulho ensurdecedor do chão de fábrica. O velho baixinho, em seu macacão azul sujo de um cinza graxa típico, voz meio rouca de tanto gritar para ser ouvido, apontou a grande falha da marca de bicicletas para a qual trabalhava:

- Eu já falei lá em cima (na Diretoria) que eles tem que corrigir a diferença de cimentação entre o cone e a bacia (dos rolamentos). Se o cone está menos cimentado (que a bacia) ele desgasta muito rápido e ai o pessoal (compradores da marca) reclamam, falam mal, e com razão. Esta é a diferença (para a outra marca, a competição). No resto somos melhores.

O resumo da ópera é que esta sempre foi de fato a razão da preferência pela outra marca, o que acabou causando a quebra comercial da fabrica. Anos depois, num encontro informal, um dos donos confessou que faltou a eles “ouvir”...

O velhinho é símbolo de uma época de vontade, de sonho de construir. É um dos heróis que fizeram este nosso país; heróis mesmo!

Estes heróis viraram trouxas, o trabalho tornou-se obrigação, a cerveja o símbolo da festa constante e obrigatória.... “Inteligência e esforço para que?”

Hoje o sonho é viver, seja lá o que isto signifique. A maioria não consegue sequer usar a inteligência para pensar que viver com plena qualidade é infinitamente melhor que viver. Viver qualquer um, até qualquer imbecil, vive. Pensar é outra história...

Vejo com profunda preocupação a destruição de valores que vem sendo levada a cabo no Brasil, principalmente causada por um populismo aparentemente barato, mas perigosíssimo.

Riqueza só se constrói com inteligência e esforço, geralmente muito esforço.
(Parafraseando Margareth Thatcher: Populismo só dura até acabar o dinheiro dos outros. (e ai não há mais retorno, digo eu))

Comprar qualquer coisa, aceitar qualquer coisa, antes de um tiro no próprio pé é um ato de uma burrice que não tem tamanho. E aqui entra, de novo, o ótimo comentário do Carlos.
Moto perpétuo.


3 comentários:

  1. Arturo, ótimo post
    É isso. Lembro-me da minha época na Norton (uma super empresa)onde valorizávamos o conhecimento do trabalhador de chão de fábrica. Com a experiência ele enxergava mais que os engenheiros e administradores, vivendo o dia a dia. Premiando esses caras, conseguimos tanto melhora nos produtos como também nos processos. O nosso programa foi copiado pela matriz nos EUA. Abração

    ResponderExcluir
  2. Por falar em Super-Homem ( ainda se escreve assim ? ). Tem um ótimo documentário sobre o sistema educacional norte-americano: Esperando por Super-Homem ( Waiting for Superman. Procure por algum torrent ).

    ResponderExcluir
  3. Um outro ponto que gostaria de comentar é sobre o Moto Perpétuo.
    Como sou educado em ciências, digo que Moto Perpétuo não existe.
    Sempre um dispositivo que aparentemente funciona sem que ninguém adicione combustível ou força, na verdade é um ilusão. É que a gente acha que é eterno, porque somos treinados a ver as coisas com a medida do tempo de vida de cada um. "Que o amor seja eterno enquanto durar." dizia um certo poeta. Contudo esta máquina perpétua, é justamente o oposto, na verdade consome as energias de todos em volta que ficam mesmerizados só de ficar olhando nele, porque não entendemos o seu funcionamento. E é assim que estamos, não engajando no entendimento desta máquina que como vampiros sugam as nossas energias. Fazemos algo que aparentemente produz resultados na máquina, mas na verdade são puras ilusões, atos inúteis. Como chineses que fazem barulho afastando o dragão que está consumindo o sol, durante a eclipse. É assim que estamos neste lugar chamado de Caverna por Platão.
    E esta máquina está cada vez mais desgastando o espírito de todos. Eventualmente, viraremos zumbis em um sistema totalitário, que está aparecendo no horizonte.
    Culpamos pela falta de educação desta grande parte da população que carece de força até mesmo para alimentar seus próprios rebentos.
    Contudo a culpa é nossa de gente mais instruída em não nos educar, sempre se omitindo, não participando e colaborando na vida pública. Limitando-nos a alguma ação ou aparente ação, satisfazendo-nos por ter feito algo, e como não entendemos nada por falta de uma educação mais refinada, ficamos aqui prostrados a ficar olhando este 'Moto Perpétuo'.
    Enfim, é uma falha de caráter nosso, em deixar o nosso destino a esta máquina que aparentemente é impenetrável e inflexível.

    Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.
    Lao-Tsé

    Então é hora de tomar as rédeas de nossa própria vida, do nosso próprio destino. Como ? Vivendo a vida.

    A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.
    Charles Chaplin

    A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza.
    Charles Chaplin

    O Caminho da Vida

    O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

    A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

    Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

    Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

    Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

    (O Último discurso, do filme O Grande Ditador)
    Charles Chaplin

    Por quem os sinos dobram ? Eles dobram para você.

    ResponderExcluir