quinta-feira, 9 de junho de 2011

Faróis de xênon e faroletes piscantes para bicicletas

O Estado de São Paulo
Fórum do Leitor

Sábia medida tomada pelo CONTRAN proibindo o uso dos faróis de xênon no Brasil. A luz branca, muito potente, pode parecer ótima para quem dirige, mas praticamente cega quem vem de frente, o que é um perigo até para próprio motorista do veículo com faróis de xênon. A reclamação contra estes faróis sempre foi geral. O CONTRAN poderia aproveitar o momento e também proibir o uso de farolete dianteiro piscante para bicicletas, que também causa desconforto aos outros e gera uma falsa sensação de segurança ao ciclista, induzindo a erros, o principal acreditar que com tal sinalizador podem trafegar na contra-mão, o que constitui na situação de maior perigo para o ciclista. É crucial para a segurança ser visto, mas sem ofuscar a visão dos outros.

Aproveitando a oportunidade: a maioria dos acidentes envolvendo ciclistas acontece à noite ou no lusco-fusco. Urge que o CONTRAN tome alguma providência no que diz respeito à qualidade dos refletores de fabricação nacional, que são de péssima qualidade. Basta tentar encontrar um que não tenha quebrado e caído no chão para entender a questão. A maioria da população usuária de bicicleta tem orçamento curto para comprar faroletes e lanternas a pilha, e os refletores dianteiro, traseiro, de pedais e rodas, fazem toda diferença não só para o ciclista, mas todo trânsito. Vide o resultado do trabalho realizado na Rodovia Ayrton Senna, onde foi adesivado refletores às bicicletas dos trabalhadores.


Um comentário:

  1. Nossa... não imaginava que a luz piscante frontal incomodava tanto...

    Vou passar a deixar apenas ligada a luz dianteira =\

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